A Impressão Offset foi criada em 1904 pelo americano Ira Rubel e ainda é o método de impressão mais utilizado do mundo.

A Impressão Offset é caracterizada por utilizar uma chapa de metal como matriz, um cilindro de borracha para a transferência da tinta para o papel e tinta à base de óleo.

A matriz para impressão offset é comumente feita de alumínio e pode ser gravada com luz (método analógico) ou laser (método digital). A matriz é planográfica, ou seja, as áreas de grafismo e contragrafismo ficam em um mesmo plano (não há relevo), portanto, para que não haja interferência de cores nas áreas em branco, as áreas de grafismo que são lipófilas (afinidade com gordura) não retêm água e as áreas de contragrafismo que são hidrófilas (afinidade com água) não retêm tinta.

Durante a impressão a chapa é umedecida e entintada, ela é pressionada contra um rolo de borracha (blanqueta) e somente a tinta é transferida para ele. Depois este rolo de borracha é pressionado contra o papel resultando em um impresso de alta qualidade.

Impressão Offset

Figura 1 – Impressão offset. Chapa transferindo a tinta para a blanqueta. Fonte: Acervo pessoal da gráfica Gset

O método de Impressão Offset é originado do sistema litográfico de impressão, entretanto, a litografia pressiona o papel diretamente contra a matriz com o auxílio de um rolo de borracha. A invenção de Ira Rubel é resultado de uma falha sua durante a impressão. Ele se esqueceu de colocar o papel na base e pressionou o rolo de borracha diretamente contra a matriz. Por sorte ele percebeu que desse jeito a impressão ficava com muito mais resolução e menos marcas.

Impressão Offset

Figura 2 – Representação por Robert Thom  da criação da primeira impressora offset de Ira Rubel em 1904. Fonte: https://multimediaman.wordpress.com/2012/11/14/ira-w-rubel-1860-1908/

Hoje em dia a produção de uma impressora offset pode chegar até 25.000 folhas por hora, vários ajustes são feitos eletronicamente, às vezes até com a utilização de tablets. E o mais importante, mantendo a qualidade e fidelidade de cores que o cliente deseja.

Figura 3 – Mesa de controle da impressora Heidlberg Speed Master 74. Fonte: acervo pessoal da Gráfica Gset.

Com a Impressão Offset podemos produzir todos os materiais gráficos personalizados, como, Catálogos Personalizados, Cadernos Personalizados, Calendários, Livros, Revistas, Embalagens, Sacolas Personalizadas, Cadernetas tipo Moleskines Personalizados, Envelopes, Tags, Adesivos Personalizados e tantos outros serviços gráficos. Impressos são e devem ser uma força na Publicidade e Propaganda, e em toda cadeia produtiva, seja na Indústria, ou em qualquer outro setor.