Saber quais são os tipos de papel e para qual material gráfico ele é usado é muito útil. Isso fará com que o seu impresso fique muito mais bonito e se destaque frente a concorrência. Afinal, o que você precisa é encontrar diferentes formas de encantar e fidelizar o seu cliente.
Tipos de papel – Vergê
O papel vergê é um dentre tantos tipos de papel empregados na confecção de convites ou em atividades artesanais. Porque ele é mais duro que o sulfite, porém mais fino que uma cartolina. Com uma textura em relevo e levemente rugosa, ele deve ser utilizado em impressões que exigem maior sofisticação. Por esse motivo, o papel vergê é usado para produzir certificados, convites, folhetos, cartões de visita, certificados e diploma, pois sua gramatura tem em média geralmente entre 80 e 180.
Tipos de papel – Kraft
O papel kraft é um dos mais usados na indústria dada a sua resistência. Por ser extremamente versátil, é possível usá-lo na fabricação de caixas, embrulhos, sacolas e envelopes. O diferencial desse tipo de papel está em sua gramatura e o que vai definir a escolha dele será a finalidade na qual ele será usado. A gramatura varia de 30 a 80 gramas. Com 30 gramas, ele será usado para fazer embalagens e sacos, porém o papel com 80 gramas será destinado a confecção de sacos.
Sua gramatura assemelha-se às de papel couché e offset. Sendo que as mais usadas variam entre 80 e 240 g/m² e são excelentes para a produção de materiais personalizados. As mais leves produzem ótimos sacos, sacolas e papelaria, já as mais robustas são facilmente empregadas na confecção embalagens.
Tipos de papel – Couché
Sem dúvida, o papel couché é um dos mais usados pela indústria gráfica. Esse papel conta com uma lisura diferente em suas folhas assim como um brilho especial.
Devido a uma composição diferenciada, as cores ficam mais vivas do que quando comparadas a outros tipos de papel e por isso, ele é mais usado na impressão de cartões de visita, flyers, folders, panfletos, cartazes e outros.
Tipos de papel – Vegetal
Para fazer a sobreposição de catálogos, impressos especiais, convites e artesanato, a melhor opção é fazer uso do papel vegetal. Pois este tipo de papel é confeccionado com uma fibra de celulose pura, ou seja, ele não faz uso de nenhum adicional químico. Como tem uma transparência parcial, é comum ver pessoas que desenham fazendo uso dele. Por ter uma formação rígida, o papel pode ser dobrado e isso não quebra a fibra.
Tipos de papel – Design White
Empresas que querem fazer um catálogo com um toque de luxo podem apostar no papel design white, pois ele é um dentre tantos tipos de papel que é macio, pois é detentor em uma composição de uma boa quantidade de algodão. Como sua textura quadriculada é leve, ele passa a ser a opção ideal para aqueles que precisam de uma impressão de qualidade. Além dos catálogos, é possível usar esse tipo de papel em diferentes impressos e até mesmo convites, porque ele tem 250 g/m².
Tipos de papel – Offset
Agora, falaremos um pouco sobre o papel offset. Esse é um tipo de papel que é branco e fosco dos dois lados. Ele se parece bastante com o papel sulfite. Quando comparado a outros tipos de papel, ele sai na frente, porque possui alta resistência contra a umidade e é capaz de absorver mais tinta que os demais, porque não é revestido.
Com um preço mais acessível no mercado, o papel offset pode ser usados em materiais que receberão textos podendo ser os papeis timbrados de sua empresa, folhetos, agendas, cartas, blocos, cartazes, selos e até miolos de livros. Há pessoas que usam ainda para fazer folders e panfletos. Sua gramatura varia de 56 a 240 g/m².
Tipos de papel – Papel Supremo
Se sua empresa deseja fazer a impressão de pastas, encartes, embalagens, cartões de visita, folders, convites, calendários, marcadores de página e imãs. Nossa dica é apostar em um papel que tem todas essas possibilidades que é o papel supremo.
Extremamente resistente devido a sua alta gramatura. Ele é liso e tal característica faz com que as impressões ganhem acabamento diferenciado e alta qualidade. No entanto, seu nome verdade é cartão triplex, pois o supremo é apenas comercial.
Por fim…
Se tiver dúvidas sobre os tamanhos dos papéis, clique aqui e leia nosso post sobre os tamanhos dos papéis. Gostou de saber mais sobre alguns dos tipos de papel usados para impressão? Certamente, faltaram alguns. Qual deles a gente não falou? Deixe seu comentário!
Clique aqui e entre em contato conosco para um atendimento personalizado.